Leilão em Londres!


TOPOGRAFIA SUADA DE LONDRES



Topografia suada de Londres tem origem em 2007, quando Lourival Cuquinha morava em Londres e leu, no jornal The Sun, o resultado de inusitada pesquisa: 80% dos ingleses não perceberiam se 1000 Libras fossem subtraídas de suas contas bancárias. Por experiência própria, contudo, o artista sabia que qualquer trabalhador imigrante na Inglaterra notaria, de imediato, desaparecimento de quantia até bem menor do que essa de seus orçamentos domésticos. Esse episódio reforçou o sentimento de não pertencimento àquela comunidade, e o fez querer criar um objeto com aquilo que melhor articula e promove, como matéria e símbolo, essa irredutível diferença: a moeda da Inglaterra. Não foi um objeto qualquer, porém, que decidiu construir com a Libra (Pound, em inglês), mas justamente um outro símbolo nacional do país onde vivia sem compartilhar, de fato, uma vida comum com os que nasceram ali: propôs-se a fazer, da quantia exata de 1000 Libras, uma bandeira inglesa, a qual chamou Jack Pound.
 
O trabalho como motorista de rickshaw permitiu, além da geração de parte dos recursos para construir a Jack Pound, a criação de outros trabalhos correlatos e associados, os quais articulavam o que é, talvez, o principal tema de investigação de Lourival Cuquinha em seu projeto: a crítica ao estabelecimento de equivalências monetárias entre as coisas do mundo. A associação direta entre o esforço físico despendido com as pedaladas e o dinheiro ganho com as corridas proporciona aos motoristas de rickshaw um conhecimento sensorial e imediato da correspondência entre trabalho e dinheiro que é distinto do conhecimento gerado por formas racionalizadas de estabelecer tal paridade. O fundamental aporte à realização do trabalho, porém, ocorreu quanto o artista adicionou à bandeira uma terceira camada de significados: além de coisa física e símbolo de nacionalidade, ela seria transformada também em ativo financeiro. Para tanto, associou a cada cédula necessária para a confecção da bandeira (122 cédulas de 5 Libras e 39 cédulas de 10 Libras) um certificado de compra que ele próprio emitiu com a promessa de reembolso a todos que investissem no trabalho, acrescido de qualquer lucro auferido com sua venda futura.

Em outubro de 2010, durante a feira de arte Frieze, realizada anualmente em Londres, o trabalho Jack Pound foi leiloado, tal como pretendido por Lourival Cuquinha desde o início do projeto. Financiada por 1000 Libras, foi ali vendida por 17000 Libras. De fato, a venda de Jack Pound no leilão significa não somente a conclusão conceitual do projeto, mas a retirada da própria bandeira inglesa dele, ausência que não é reparada, qualitativamente, com a inclusão posterior de mais documentos, objetos e mesmo de novas bandeiras. É evidente que o Jack Pound pode ser emprestado por seu comprador para integrar montagens diversas de Topografia Suada de Londres (como acontece na presente ocasião), mantendo sua inteligibilidade. Mas ela estará lá (como está aqui) também como índice de que nesse projeto algo sempre escapa, e de que nele toda unidade é provisória e pode ser rompida. E que, paradoxalmente, somente assim ele se completa.
Moacir dos Anjos
Notícias

Quanto se investirá em um fragmento do futuro do mercado de arte?
(Leia este texto em inglês aqui)

Peça única de ‘financial art’ será vendida durante o primeiro leilão na Frieze; trabalho foi feito com dinheiro britânico e reproduz a bandeira da Inglaterra em abordagem irreverente.

Gritem seus lances! À venda no primeiro leilão já realizado na Frieze Art Fair de Londres, e oferecido com exclusividade para a rede de colecionadores VIP do evento, um fragmento do futuro do mercado de arte resume de modo inteligente a engenhoca da especulação artística. O trabalho se chama “Jack Pound Financial Art Project” foi criado pelo artista pernambucano Lourival Cuquinha durante 2008 e 2009 em Londres. Confeccionado com notas verdadeiras de dinheiro britânico, a peça principal já provou ser altamente lucrativa. O leilão, promovido por Cuquinha e a galeria A Gentil Carioca, é a parte final do projeto e integra o seu conceito.

Costuradas, notas que totalizam mil libras esterlinas reproduzem a Cruz de São Jorge, forma representada na bandeira de Inglaterra. Por trás do resultado esteticamente impressionante, Cuquinha liderou uma rede de 42 investidores que assinaram a co-autoria da peça em 2008. No estágio inicial, cada um deles adquiriu ações do projeto, investindo notas de 5 ou 10 libras que foram usadas como matéria-prima para metade da bandeira. A outra metade foi feita com os rendimentos do artista enquanto realizava uma atividade típica de imigrantes em Londres, como motorista de táxi-bike.



“A ideia veio de um artigo que li no tablóide ‘The Sun’, dizendo que a maioria dos ingleses não notaria se mil libras sumissem de suas contas bancárias. Assim, o conceito reúne dois pilares da economia britânica: especulação e trabalho imigrante”, diz Cuquinha, que vendeu todas as ações do projeto em menos de um mês. Além disso, viu parte delas serem rapidamente revendidas por até quatro vezes o preço original, elevando o valor da bandeira e evidenciando seu potencial comercial. O Jack Pound será revendido durante a Frieze, conforme acordado entre seus investidores, e rumores incluem o interesse de colecionadores do Japão e da Alemanha que podem arrematar a peça no evento.

A bandeira de Cuquinha foi manualmente confeccionada durante uma exposição em Sittard, na Holanda, em 2009. Agora, em parceria com a Galeria A Gentil Carioca, estará disponível para colecionadores em uma breve chance de fazer um investimento único. Quem vai levar?


Detalhes do leilão:
Estande da Galeria A Gentil Carioca
Frieze Art Fair, Regent´s Park, Londres, UK
13/10/2010, 15.00 PM
(Veja o mapa)

Entrevistas e imagens:
Tatiana Diniz (55) 11-84235637
Lourival Cuquinha (44) 07943269083
tatdiniz@gmail.com
olbius@gmail.com

Mais informações sobre o projeto:

Em Português
In English 




A BREVE E DOCE HISTÓRIA DO JACK POND FINANCIAL ARTE PROJECT
Uma Rápida e Divertida Explicação de Dois Pilares da Economia Inglesa